domingo, 24 de julho de 2011

A Origem do Diaconato (Atos 6.1-7)

A Origem do Diaconato (Atos 6.1-7)
O diaconato nasce em virtude de uma disputa (murmuração) acerca da assistência alimentar destinada às viúvas; em virtude do crescimento da ; em virtude das diásporas (causadas por  a ) que fez que a falasse línguas diferentes (grego e aramaico); em virtude de um problema eclesiástico interno.  Problema que chamaríamos hoje de relacionado com a ASSISTÊNCIA SOCIAL. (Versículo 1)
O grupo dos cristãos judeus era aquele mais voltado e inclinado a abraçar o judaísmo. O grupo dos helenistas (gregos) era mais propenso a abraçar a cultura grega. Os judeus consideravam os gregos menos puros, pecadores. Os helenistas achavam os judeus exagerados (em relação à lei, práticas e ) e hipócritas.
O PROBLEMA: MÁ DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DA IGREJA
John Stott sugere que não há no texto afirmação de intenção premeditada de beneficiar um grupo em detrimento do outro.
 diz que numa congregação daquele tamanho (enorme) era inevitável que a necessidade de algumas pessoas fosse esquecida ou negligenciada.
Aparentemente alguns dos judeus helenistas acharam que as viúvas judias que falavam aramaico estavam recebendo melhor cuidado e tratamento do que as judias helenistas. Isso pode ter sido , assim como pode ter sido apenas uma suspeita ou uma reclamação infundada.
A resposta dos : “Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas” (Versículo 2) e “Mas nós perseveraremos na  e no ministério da palavra” (Versículo 4). Notar aqui que os apóstolos trataram a questão de maneira séria, não menosprezando a queixa ou vendo aquilo como algo de menor importância. Ver aqui que o conselho dado por Jetro a Moisés também foi utilizado pelos apóstolos.
Pré-requisitos para a escolha dos diáconos: (1) devem ser cristãos, (2) desta congregação, (3) boa reputação, (4) cheio do  e (5)  (Versículo 3).
A igreja concordou com o parecer da igreja de que os apóstolos deveriam perseverar na oração e no ministério da palavra.
A igreja elegeu 7 homens. Os eleitos foram: EstevamFilipePrócoroNicanorTimão,PármenasNicolau. Estes foram consagrados por imposição de mãos dos apóstolos.
O problema da distribuição foi resolvido. A igreja continuou a crescer, pois havia  da palavra (Versículo 7). Ao resolver o problema os apóstolos não causaram outro problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário