Roboão foi o quarto e último rei de Israel, uma vez que, após a divisão do reino, passou a governar Judá.
Neste texto vemos algo interessante. Toda a congregação de Israel veio a ele arrazoando que estavam vindo de um governo duro, pesado, demonstrando que estavam cansados e por isto lhe fazem um pedido, de sua liderança ser mais suave, diferente da de seu pai e em troca o povo lhe serviria de bom grado.
O rei então, diz ao povo para que eles voltem três dias depois, para lhes dizer o que tinha decidido.
Neste meio tempo, ele aproveita e toma conselhos com dois tipos de pessoas, os mais velhos, que conviveram com Salomão, seu pai, e com os mais jovens que tinham crescido com ele.
Os anciãos lhe aconselharam a atender o pedido do povo com uma afirmação muito interessante, qual seja, se ele, Roboão, atendesse o pedido daquele povo, servindo-o, dizendo-lhe palavras suaves, ele teria, este mesmo povo como seu servo de forma definitiva.
Já o conselho dos mais novos foi justamente o contrário, ou seja, o de puxar mais a corda, se o jugo que Salomão tinha-lhe imposto fora pesado, o dele seria mais pesado ainda.
O rei resolve aceitar o conselho dos mais jovens e diz aquilo que o povo não quer ouvir.
O final desta história é que Roboão acabou com um reino dividido e empobrecido. Resolveu impor-se pela força, em vez de tratar o povo com bondade.
Neste ponto gostaria de convidar você a uma reflexão. O termo liderança está muito em moda. Existem diversos livros no mercado a respeito do assunto. As empresas investem milhões na formação de seus funcionários buscando o verdadeiro líder. Encontramos, também, diversos artigos com os pontos que o líder eficaz deve colocar em prática, tais como, foco nas metas, motivação, investimento no conhecimento, na equipe, criatividade, e por aí vai.
Entretanto gostaria de chamar a atenção para um detalhe deste texto. Nele estamos vendo um exemplo de como não devemos agir quando o assunto é este. Roboão teve a oportunidade de ter a seu lado todo o povo de Israel, a oferta não partiu dele, as pessoas vieram até ele e lhe fizeram a proposta, mas, infelizmente ele não conseguiu discernir o conselho sábio, do insensato. Naquele instante, a partir daquele momento, toda a sua liderança caiu por terra.
E fiquei me perguntado por que? Por que a decisão tomada foi contra ao pedido? A resposta é muito simples. Liderar está diretamente ligado a servir. Só que a grande maioria das pessoas quando assume postos de liderança não consegue entender isto, vamos mais longe, em grande parte da literatura a respeito do assunto esta competência, também, não aparece como muito importante, e em algumas delas nem aparece. E aí o que acontece? A partir do momento que a maioria das pessoas assume postos de chefia, gerência, passam a deter o poder entendem que devem ser servidas.
Se prestarmos a atenção ao contido no versículo 7 “ E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos”, os anciãos usam a expressão com todas as letras, “ se hoje fores servo deste povo, e o servires….”, isto é, o versículo não fala de metas, ampliação de conhecimento, motivação, acomodação, ele coloca, em primeiro lugar, a relação que deve haver entre o líder e seus liderados. Ele dá ênfase a um posicionamento que o líder deve ter, que vai em sentido contrário ao que a maioria das pessoas possuem. Em síntese, o texto está nos dizendo que o verdadeiro líder deve, em primeiro lugar, ser um servidor, e que, a partir daí, terá em retribuição, a lealdade, o comprometimento das pessoas. E que é servir? No texto em questão seria ter a sensibilidade de perceber que o povo estava cansado, vinha de uma liderança de mão forte e precisava de uma alívio.
Então, o líder servidor é aquele foca, em primeiro lugar, as pessoas, não a atividade, dando prioridade a um comportamento mais humano, sem receio de se expor, tratando seu liderados com respeito, bondade, discernimento, ética, sensibilidade, sem discriminação, generosidade, verdade, paciência, humildade, justiça, sabedoria. É lógico que todos os princípios administrativos que envolvem qualquer atividade não podem ser esquecidos, mas o importante desta mensagem está na prioridade que devemos dar a esta ou aquela competência.
É lógico que isto não será fácil. É preciso um exercício constante na busca deste comportamento, porém, o dia que cada pessoa entender isto, as empresas não precisarão gastar tanto dinheiro, os líderes não terão tantas dificuldades.
A decisão de Roboão teve resultados trágicos. Judá foi invadida pelos egípcios e despida da riqueza que herdou de Davi e Salomão, tudo por conta dele ter perdido a grande oportunidade de se tornar um líder servidor.