domingo, 7 de agosto de 2011

PARA CONTINUAR É PRECISO DEIXAR!


Não sei se você já conheceu gente que parou no tempo e no espaço. A pessoa ia tão bem… de repente ela travou. Não consegue ir para frente. Não progride. Como uma “mula teimosa” (se você me permite essa digressão) fica empacado, sem conseguir sair do lugar.
Quando voce vai procurar uma explicação para  isso acaba esbarrando numa dolorosa experiência de vida que não conseguiu ser vencida. Aquela dor continua sendo vivida, experimentada na mesma intensidade do primeiro momento em que a tragédia se abateu.
Poucas pessoas na Bíblia passaram por tanta dor e tragédia quanto José (Gen.37-50). Foi desprezado pelos próprios irmãos e injustamente vendido como escravo. Conhece alguém de sua família que pensa em “lucrar” com os próprios familiares? Assim eram os irmãos de José. Uma vez no Egito (lugar onde não queria estar), foi injustiçado de novo pela esposa de Potifar. Na cadeia foi injustiçado quando esquecido pelo copeiro a quem revelou o sonho de restituição de sua função. Tanta dor, tanta tragédia… o que fez com que ele continuasse? O que fez com que ele progredisse? Sim, porque em todo lugar que ele passava, ele prosperava.
1) Deus era com ELE (39:2) – Deus não estava só com José; o Senhor era com ele. José, ao invés de alijar Deus da sua vida após tanta injustiça e dor, se “MISTUROU” com ELE. E quando alguém está juntinho de Deus a vida continua, porque o Consolador nos dá força para prosseguir.
2) José deixou coisas para trás (41:51) – Paulo também fez isso (Fl.3:13-14). O nome Manassés quer dizer esquecimento. Há coisas que não se esquecem, mas que também não precisam ser lembradas. Se você quer prosseguir é preciso deixar coisas para trás. Ninguém consegue andar para frente olhando para trás. Não foi isso que ocorreu com a mulher de Ló (19:26)? Pessoas paralisadas se dissolvem no tempo…] 
3) José olhou para frente (41:52) - Efraim significa prosperar. Deus tem para voce experiências boas, ainda que voce viva na terra da sua aflição. O melhor do Senhor ainda está por vir (Jo.16:33). José tocou a vida para frente. Não era o que ele planejara, mas Deus tinha o controle da sua vida. Foi ele o instrumento de provisão numa época de intensa fome. Deus fez com que sua influência atingisse todo o Egito e transbordasse para as demais terras. Ele olhou para frente. José prosseguiu, continuou.
Que voce se desprenda do que tem impedido sua vida de prosseguir. Para que nos próximos anos sua vida vá adiante, para um nível e estágio que, como José, nunca pensara em atingir. Que nasça no seu coração dois filhos dados por Deus: Manassés e Efraim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário