segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Como pregar o evangelho genuíno aos cristãos de “brincadeira”?

Como pregar o evangelho genuíno aos cristãos de “brincadeira”?As mesmas bocas que cantam Fernandinho também fofocam maldosamente. As meninas, focadas em atração, beleza, popularidade. Os meninos, em serem os “machões”. E a cada seis meses, boa parte vai para o acampamento de sua igreja, dá testemunho, chora, faz confissão pública de que (re)aceita Jesus no coração… E o prazo de validade desse… Sentimentalismo, é um pouco mais que uma semana.



Pela graça de Deus estou livre desse cristianismo nominal, e apesar de não participar de todas essas “reuniões jovens”, venho crescendo espiritualmente com a leitura de blogs como o seu, artigos de Edwards, Spurgeon, Calvino, e principalmente, através da Palavra. Sinto uma necessidade gigantesca de compartilhar com meus colegas o evangelho verdadeiro, mas o que faço se todos se denominam “filhos de Deus” e concordam com cada frase “evangelística” que digo, acostumados a usar camisetas com os mesmos dizeres?
Como levar o Cristinianismo sério aos cristãos “de brincadeira”?
RESPOSTA:
Olá XXX, tudo bem?
Entendo o que está passando. Na verdade em todas as igrejas existem cristãos nominais e cristãos nascidos de novo. E não podemos dizer quem é salvo e quem não é, pois não é nosso papel. Mesmo porque a a imitação é muito parecida com o verdadeiro e podemos julgar pela aparência.
Seu incômodo é sincero e movido por Deus. Porém sua postura deve mudar. Quando você fala do ambiente que vive, é como se você fosse a detentora da verdade e os outros que não conhecem Jesus Cristo, mesmo estando na igreja, são os mundanos. A primeira coisa que você deve fazer para alcançar qualquer pessoa que seja é amá-la. Mesmo que não conheça. Esse amor só Deus pode nos dar. Outra coisa é reconhecer que você é tão pecadora quanto eles e que a única coisa que te diferencia é que você tem a Jesus Cristo, nada mais.
Sua vida deve constrangê-los. Seu amor por Deus e por eles deve levá-los a questionar se realmente são cristãos. Antes de pregar o verdadeiro evangelho que você tem estudado e conhece, você deve viver o verdadeiro evangelho entre eles. E que a pregação seja sua vida. Se importe. Enxergue-os. Veja suas necessidades e ore por eles e com eles.
Depois disso, monte um grupo de estudo bíblico e convide-os. O seu papel é pregar, quem vai, quem irá se converter ou mudar de vida, já não é mais seu papel e sim de Deus.
Pode ter certeza que ao verem sua vida, vão querer ouvir o que você tem a dizer. E Deus te usará e capacitará para esta obra. Lembre-se que antes disso tudo, seus joelhos devem estar dobrados e seus olhos molhados de lágrimas em favor de cada um destes que você almeja alcançar. Chore por eles, saiba que irão para o inferno sem Jesus e que estão cegos e sequer sabem disso. Sua responsabilidade é grande. Seu amor deve ser ainda maior.
Termino com um texto de Paulo que recito para mim mesmo quase todos os dias para nunca me esquecer:
Se anuncio o evangelho não tenho de que me gloriar pois sobre mim pesa esta obrigação, porque ai de mim se não pregar o evangelho. 1 Co 9:16
Que Deus abençoe sua vida e te dê unção para pregar o evangelho. Porque é santo demais para nós fazermos. Precisamos que Ele nos use por sua misericórdia e graça, apesar de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário