terça-feira, 2 de outubro de 2012

O privilégio de ter e ser um discipulador


              


“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” 2 Timóteo 4:2

Jesus sempre levantou, levanta e levantará alguém para cuidar e ensinar aquele que decidiu entregar sua vida a Cristo. O cuidado e amor de Deus para conosco é muito grande. Como não podemos ver a Deus, Ele escolhe pessoas para representar o Seu amor aqui na terra e as capacita para tal. Capacitação que não vem de homens, mas, do Espírito Santo. Para isso, Deus conta com pessoas de corações dispostos a servi-lo.

É maravilhoso ter alguém que lhe ensina a Palavra, cuida, corrigi em amor, celebra ou chora junto. Como é admirável também ver que você semeou a boa Palavra, o carinho e o amor na vida de alguém e ela está crescendo em Cristo e com Cristo.

A ordem de Jesus para fazer discípulos é para todas as pessoas que já fizeram uma aliança com Ele e são discípulos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.” (Mateus 28:19-20)

Como podemos observar nos versículos de Mateus acima, além de fazer discípulos, é necessário ensiná-lo a guardar os preceitos do Senhor. Quem não é discípulo nunca vai conseguir ensinar a outros a serem discípulos. Quando faço referência à palavra “discípulo”, não me refiro a alguém que freqüenta uma igreja ou alguém que levantou a mão em um culto para aceitar Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas, apenas, mas sim no sentido de ouvir, ler a Palavra e acima de tudo praticá-la observando os princípios do Senhor. Ser discípulo vai além de congregar em uma igreja, participar de uma célula...

Mas, para ser discípulo e discipulador exige uma coisa: negar-se a si mesmo. Tem que mortificar o EU. “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20) Isso não é fácil. Porém, ao fazermos isso a vida de Cristo abunda em nós e o Espírito Santo fica livre para agir em nós e através de nós. Que recompensa maravilhosa!

O relacionamento entre discípulo e discipulador envolve amor, fidelidade, retidão de caráter, santidade, obediência, honra e, o negar-se a si mesmo das duas partes. Ambos precisam refletir a imagem de Cristo.

Como é bom ensinar os preceitos do Senhor para uma pessoa e vê-la crescendo nos caminhos de Deus. Não há recompensa maior, aqui na terra, para aqueles que amam verdadeiramente o Senhor. É muito lindo também sentir-se cuidado por alguém.

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.” (Colossenses 3:16 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário