terça-feira, 2 de outubro de 2012

Como eu Aplico, Uso e Vivo a Palavra de Deus na Minha Vida?


  

Eu não me surpreendo com mais nada na Obra de Deus, mas às vezes você fala com uma pessoa que tem vinte anos na igreja, e numa situação relevante ela não consegue aplicar a Bíblia, usar a Bíblia como instrumento em sua vida – Não aplica, não usa, não vive, e se destrói.
Entendi que esta Aula seria extremamente importante porque diz a Palavra em Tiago 1:22 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra…” Então, a Bíblia diz e ensina que a Palavra é uma coisa que eu preciso praticar, usar e aplicar na minha vida. Tiago diz : ‘torne-se praticante da Palavra…’ “…e não somente ouvintes,…” Ele está dizendo que a grande maioria das pessoas é somente ouvinte. E você sabe que uma pessoa que somente ouve uma mensagem em que foram usadas quatro a cinco horas para se preparar, setenta e duas horas depois, não se lembra de 95% do que foi dito. Eis aí a dificuldade de se praticar a Bíblia Sagrada. Todos são ouvintes porque todos têm ouvidos e orelhas, mas praticantes, poucos são. E completa dizendo: “… enganando-vos a vós mesmos.” O que significa isso? Significa que SE EU OUÇO A PALAVRA E NÃO A PRATICO, EU ESTAREI ME ENGANANDO. Eu não estou enganando meu próximo – estou enganando a mim mesmo.



Creio que esta Aula do Seminário é importante porque eu preciso que todos aprendam a praticar a Bíblia, a usá-la a aplicá-la na sua vida. A Palavra diz em Mateus 5:19 “Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.” Nós temos que ensinar as pessoas a observar e a praticar a Bíblia. Acredito que esta é a parte mais difícil da Vida Espiritual. O difícil não é vir à Igreja. O difícil não é sentar-se aqui. O difícil não é ouvir. Sabe que na maioria dos Ministérios as pessoas não gostam do estudo Bíblico, não gostam da Palavra? Quando o Pastor diz: ‘Vamos abrir a Bíblia’, metade da Igreja sai, porque as pessoas não foram habituadas a serem ensinadas a observar, a praticar a Bíblia, a usá-la, a aplicá-la na sua vida. Logo, se a pessoa não pratica, se não aplica, ela nunca terá Maturidade Espiritual. E, quem não tem Maturidade Espiritual, é suscetível do inimigo roubar – se não lhe rouba a alma, porque não pode, rouba tempo de vida, rouba sonhos, projetos, enfim…
Esta é a parte mais difícil da Vida Evangélica, pois a maioria das pessoas sequer usa a Bíblia. Se perguntarmos: quem está com a sua Bíblia? Mais da metade está sem sua Bíblia, porque ainda não entendeu que a Vida Espiritual não pode ser apenas de ouvir. Quem ouve, apenas, se engana. Até porque, o diabo também ouve a Bíblia. O demônio conhece a Bíblia. Em todos os centros espíritas não se começa um culto ao Oxossi, sem uma leitura Bíblica. O diabo arma artimanhas com a Bíblia Sagrada. Se você não observa, se não é ensinado a observar e praticar a Bíblia Sagrada, você não terá, nunca, Maturidade Espiritual.
Então, a pergunta é: Como eu vivo a Palavra? Como eu aplico a Palavra na minha vida? Porque não há Cristianismo se não aplicarmos a Palavra do Senhor. Não há Cidadania se você não viver a Constituição do seu País. Não há cristianismo se você não praticar a Bíblia. Eu volto a dizer: ESTA É A ÁREA MAIS DIFÍCIL DA VIDA ESPIRITUAL. Não são muitos os que praticam a Bíblia. Não são muitos os que a aplicam na sua vida.
TODAS AS PASSAGENS BÍBLICAS, POR MAIS INSIGNIFICANTES QUE ELAS PARECEM – TODAS – TODAS TÊM UM PRINCÍPIO BÍBLICO A SER ENSINADO. E há umas que parecem estranhas, mas você tem que saber o que está lá dentro daquele Versículo; tem que ser ensinado, para se poder dizer: ‘Isto é para mim? É para os gentio? É para aqueles não tem sangue de israelita? É o Novo Pacto?’ É! Então, como vou praticar isto? Vamos ver, por exemplo, o exemplo de Atos 15:19. Este é um Versículo muito estranho. “Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus,”Paulo está dizendo: ‘Olha só: Quando uma pessoa se converte, não deve ser perturbada. Deve ser ensinada a observar a Palavra, e não perturbada.’
Como se perturba uma pessoa que se converte? É AMEAÇANDO COM INFERNO, COM DEMÔNIO; por isso Paulo diz não perturbe a quem se converte, mas, está falando aos judeus convertidos ao Evangelho.Versículo (20) “mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue.”
Eu acho que os dois primeiros assuntos nós temos como cuidar na Igreja, mas “carnes de animais sufocados e do sangue…” Qual é o princípio que se tira disso, nós que somos de origem gentílica? Porque de contaminações de ídolos você sabe. Nós que nos convertemos ao Evangelho, A PRIMEIRA COISA QUE PRECISAMOS TIRAR DE NOSSA VIDA SÃO AS IMAGENS, OS LIVROS DE ALAN KARDEK, AS CRUZES, TIRAR TUDO ISSO DA NOSSA VIDA, PORQUE TRAZ MALDIÇÃO. Por obedecermos a isso, nós não nos contaminamos, porque os ídolos contaminam. As relações sexuais ilícitas: é uma relação sexual fora do casamento. Bom, nós ESPERAMOS QUE AS PESSOAS DA IGREJA JÁ TENHAM ENTENDIDO QUE UMA VIDA SEXUAL É UMA VIDA PARA SER VIVIDA INTENSAMENTE NO CASAMENTO, e não fora do casamento. ‘Mas, Apóstolo, e carne de animais sufocados e sangue?’ Será que nós já comemos carne de animais sufocados?Qual é o princípio que eu tiro disto? O PRINCÍPIO É O SEGUINTE:NÃO FAÇA NADA QUE POSSA OFENDER UM IRMÃO EM CRISTO JESUS. Esta passagem estava sendo ensinada aos judeus. E os judeus, quando se falava em sangue e carne de animais sufocados, tinham ojeriza. Começa a se converter ao Evangelho e a sensação que se tem é de que era permissiva. Então Paulo disse: ‘Não, não faça nada que ofenda o seu irmão. Olha, judeus, não comam carne sufocada.’ Já por lei, eles não comiam, mas os gentios da época, que não eram convertidos, comiam. Então ele estava dizendo: ‘Não faça nada que ofenda o seu irmão’. Isto é um Princípio da Bíblia Sagrada. Eu não posso fazer nada que o ofenda.
Vamos entender isso aqui. Por que eu não faço nada que ofenda?PORQUE EU ESTOU APLICANDO A BÍBLIA SAGRADA NA MINHA VIDA. EU ESTOU VIVENCIANDO A BÍBLIA SAGRADA.
Paulo diz aos Romanos 14:20 “Não destruas a obra de Deus por causa da comida….” Paulo está dizendo: ‘Não ofenda seu irmão’, porque por uma questão de comida, pode-se ofender um irmão. E continua: “… Todas as coisas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo.” Você vê, às vezes uma pessoa tem uma atitude irresponsável de comida, de gulodice, e o crente em Jesus Cristo tem que aplicar isto na sua vida: ‘Eu não posso, com um prato desses, transbordando, ofender um irmão – até na comida tenho que tomar cuidado. Versículo (21) “É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar [ou se ofender ou se enfraquecer]…” Agora Paulo está começando a dizer: ‘Você que está comendo com o irmão na sua cultura…’ – nós temos culturas. Em Portugal, na Itália, toma-se vinho. – mas nós, o que ensinamos na nossa cultura? Abstenha-se. Ora, se você está em casa, ou vai comer num restaurante público, e sabe que se pegar um copo de vinho pode ofender um irmão de uma determinada denominação, que ao passar pode ver você, não o faça. Porque ele pode vir a tropeçar, a se ofender ou se enfraquecer. Há muita gente hoje, desviadas das Igrejas, que foi fazer coisas que viu em outros irmãos, mas se deu mal. Então Paulo diz: ‘Não faça nada que possa fazer seu irmão tropeçar. Isto é na questão de comida e bebidas? É.
E na questão, por exemplo, da fofoca? É um aspecto, porque uma fofoca além de ter uma implicação espiritual tem também emocional. A pessoa que não tem controle sobre a sua língua, sobre a fofoca, é capaz de contaminar uma Igreja, uma nação, uma família, capaz de destruir às vezes sonhos…então a Bíblia diz: ‘não faça nada que faça o irmão tropeçar, se ofender ou enfraquecer.’ você tem que praticar este Princípio. Por que eu não ando de casa em casa? Por que a minha casa não é aberta para todo mundo para fazer fofoca, beber chá às cinco horas? Porque quero preservar a minha vida. A minha vida não é para que um irmão venha a tropeçar e diga: ‘Tropecei por causa do Apóstolo. Eu errei, mas o Apóstolo me ensinou a errar.’ Não! Não tropece, nem ofenda, nem enfraqueça.Versículo (22) “A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.” Cuidado, até aquilo que eu aprovo, pode me condenar. ‘Ah, Pastor, todo mundo é lésbica, todo mundo é homossexual, todo mundo cheira, tudo mundo aprova, mas eu não aprovo.’ A minha fé me diz para não aprovar isso. porque estou me condenando. Está percebendo como se aplica a Bíblia Sagrada? Versículo (23) Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.” Paulo fala várias vezes de comidas, de bebida, porque para os Judeus a coisa que mais os ofendia era, por exemplo, ver um gentio comer carne de porco. O judeu ficava desesperado: ‘Esse cara come carne de porco!’ Mas, para nós não tem nada a ver. Na nossa cultura gentílica, quando você vai a uma churrascaria, a primeira coisa que eles põem na sua frente é uma lingüiça. Mas, se eu for convidado para estar em comunhão com judeus, e eu sei que se comer lingüiça vou ofendê-los, por que vou fazer aquelas pessoas se tornarem ofendidas, quando a Bíblia me diz: ‘Não ofenda nem faça o irmão tropeçar ou enfraquecer.’ Está entendendo? Assim é que se aplica a Bíblia.
Nós vivemos um drama muito grande na nossa Nação. Uma em cada sete pessoas no Brasil é alcoólatra. Esta é a estatística. Um terço da nossa população está acima do peso, porque ingere coisas que não poderiam comer. Amado, não faça nada que ofenda o seu irmão. Isto é uma forma de se praticar a Bíblia. Freqüentemente recebo Email e cartas, de pessoas dizendo: ‘Apóstolo. Eu me dava tão bem na Igreja, mas um irmão fez, uma irmã disse, eu estou ofendida, e estou me retirando.’ Uma pessoa conseguiu destruir a Obra de Deus na Vida de outra. Ela, diante de Deus está condenada. Temos que ter cuidado porque há pessoas que conhecem a Bíblia, mas pouca gente a pratica.
Nós temos que entender isso. Como vou aplicar a Verdade de Deus?EU AS APLICO NAS MINHAS RELAÇÕES COM DEUS, NA MINHA RELAÇÃO COMIGO, E NA MINHA RELAÇÃO COM O PRÓXIMO. Diz a Palavra em João 13:17 “Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.” Então não é apenas eu saber. Tenho que praticar. Eu venho dizer várias vezes ao Altar, e peço que acredite que é verdade. Eu tenho quase 54 anos; não brinco com ninguém, não brinco com as pessoas, e além de não mentir, não sou de trair, não sou faccioso, nem consigo me dar com mentiroso e falso. Dá-me um arrepio quando sei que a pessoa é falsa e mentirosa, porque são as armas de satanás dentro da Obra de Deus. Não consigo sequer amizade com pessoa mentirosa e falsa. Sei de coisas da Bíblia, por exemplo: se o irmão mentir dentro da Igreja, chama-o primeiro e adverte. Se ele não aceitar, chama duas pessoas para testemunhar, se ele não aceitar, leva perante a Igreja; se não aceitar, exclui. Nós não temos esta terceira fase aqui na nossa Igreja – exclusão. EU NUNCA EXCLUÍ NINGUÉM, PORQUE EU ACREDITO QUE ANTES DE CHEGAR A TERCEIRA FASE, O LOBO NÃO SE AGÜENTA ENTRE NÓS E SE VAI.
Se sabe destas coisas, você só é feliz se as praticar. Não há pessoa bem-aventurada na Obra se não praticar. ‘Pastor, eu tenho pavio curto. Se a pessoa pisa no meu calo, eu acabo explodindo.’ Isso é o contrário da Bíblia Sagrada. DEUS NÃO MANDOU NINGUÉM NA OBRA DE DEUS SER PAVIO CURTO. ‘Pastor, quando eu me irrito, eu parto para cima, eu grito, eu pulo!’ Assim, você não é Cristão de nada. É zero, porque A BÍBLIA DIZ QUE VOCÊ TEM QUE TER DOMÍNIO-PRÓPRIO. ‘Pastor, mas eu não consigo.’ Então, PEÇA A DEUS: ‘SENHOR, EU NÃO CONSIGO TER DOMÍNIO-PRÓPRIO. ENSINA-ME A SER LONGÂNIMO, SER PACIENTE, TER DOMÍNIO-PRÓPRIO. MANIFESTA EM MIM O FRUTO DO ESPÍRITO’. Isto é praticar a Bíblia Sagrada.
Ora, o que eu vejo as pessoas fazerem? Errando e dizendo: o satanás…’Não foi satanás. Foi ela que não praticou a Palavra do Senhor. Você sabe estas coisas? É BEM-AVENTURADO SE PRATICAR, e erram todos aqueles que não praticam a Bíblia Sagrada. É muito importante haver um Seminário que explique isto. ‘Pastor, eu tenho pavio curto.’ COMECE A PEDIR A DEUS UM PAVIO LONGO, daqui à Barra da Tijuca. Porque, se tiver pavio curto dentro da Igreja, se você tiver pavio curto dentro da empresa, no banco ou no quartel… experimente um dia “engrossar” com o coronel, por exemplo – você vai preso na hora. Então, tenha pavio longo. Dirija-se ao diretor da sua empresa com grosseria. Ele dirá: ‘Passa no Departamento Pessoal e vai embora. Para o seu lugar, tem vinte.’
Estou ensinando como é uma pessoa humilde, como se tornar numa pessoa humilde. ‘Apóstolo, eu tenho um negócio cá comigo, é da minha natureza. Eu sou uma mulher ciumenta. Meu marido olhou para o lado, já vou eu: “catapufi!” Mas domingo eu venho aqui e na hora do louvor falo em línguas espirituais…’. Isso não resolve nada; você pode ficar o resto da sua vida, falando em línguas. Se você é uma mulher ciumenta, ou homem, porque tem homem que é pior, peça a Deus: ‘PAI, EU TENHO UMA ÁREA DA MINHA PERSONALIDADE QUE TE ENTRISTECE MUITO. TRANSFORMA-ME.’ O ciúme é como o pecado da feitiçaria. Quem é ciumento, é feiticeiro, igual a um feiticeiro. ‘Apóstolo, quando ele olha para o farol vermelho do semáforo, me dá um ciúme; eu tenho vontade de pular no carro pegar no farol vermelho e quebrar… Depois eu me acomodo no carro e digo: ‘Ó glórias, o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará.’ Mas você tem ciúme até do semáforo? ‘Tenho, Apóstolo.’ Então, você não se converteu. Ou então você vai dizer: ‘SENHOR, EU TENHO UM DANADO DE CIÚME, DIABÓLICO, NA MINHA VIDA, E QUERO QUE A TUA PALAVRA TRABALHE NA MINHA VIDA. VOU LUTAR PARA QUE EU NÃO TENHA ESTE ESPÍRITO DE FEITIÇARIA CHAMADO CIÚME.’ Assim fazendo, eu estou aplicando a Bíblia Sagrada na minha Vida. Porque é assim que se vive em coletividade, em comunidade. Não é possível viverem vinte, quarenta mil pessoas quando alguém diz: ‘Apóstolo, aquele irmão é dado a uma sensualidade, que o senhor nem imagina. O homem entrou no culto, passou uma irmã, ele já fica secando… Na hora do louvor ele está com as mãos levantada, e olhando para trás, para frente, para cima…’ ‘Apóstolo, eu tenho uma sensualidade exacerbada.’ Comece a pedir a Deus: ‘SENHOR, TIRA ESSA COISA DIABÓLICA DE MIM.’ O sexo e a sensualidade exacerbada são coisas do derrotado. ‘Pastor, eu tenho um complexo de inferioridade; eu me acho o homem mais feio, a mulher mais feia…’ Aplique a Bíblia Sagrada: ‘Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!’ ‘O coração alegre aformoseia o rosto, …’ Você vai aplicar a Palavra, dizendo: ‘SENHOR, EU QUERO APLICAR A PALAVRA DA BÍBLIA. EU NÃO QUERO VIVER DE COMPLEXO DE INFERIORIDADE.
Estamos aqui mostrando que é absolutamente necessário e saudável aplicar a Bíblia na vida do dia a dia. Se não, as pessoas saem no tapa. Eu conheço um líder aqui no Brasil que numa reunião de homens da Igreja levou uma arma e disse: ‘Ou vocês fazem o que estou falando, ou está aqui a arma.’ E todos pensaram que ele ia dar tiros ali. Ele depois me disse: ‘O negócio tem que ser na marra, porque sabe como é, eu sou uma pessoa de pavio curto…’ Olha, amado, todo mundo aqui tem pavio curto, mas cada um tem a obrigação de dizer: ‘SENHOR, ALARGA O MEU PAVIO.’ Eu vejo, às vezes, no Estacionamento: estão lá o Bispo, os Pastores, debaixo de sol, de chuva, e se solicita: ‘Irmã, empurra o carro um pouco mais para lá’, e há uma reação inesperada: ‘Você sabe quem eu sou? Eu sou mulher não sei de quem… Sou marido de não sei quem …’ Só porque pediu para puxar o carro? E o Cristianismo? E o Cristianismo?
‘Pastor, eu comecei a namorar, mas o meu namoro… No início começamos a namorar assim: Ó Deus, em Nome de Jesus… mas depois ele começou a dizer: Você não gostaria de ir mais para o escuro, porque aqui, nós somos luz, se formos para o escuro as trevas se tornam em luz…’ PAPO FURADO! Garotão, as trevas se tornam luz, não é? Depois a mocinha vai e ele começa: ‘Você me ama de verdade?’ ‘Amo sim.’ ‘Já que estamos na treva e ninguém está nos vendo, (já estão sendo treva no meio da treva, não é?) eu posso ver, “ruhum”, de que é feito esse negócio… se é da Du….’ Olha, meu amado, agora que caiu a fiche, né… No namoro, esse negócio de rapazinho estar querendo ver se o soutien é da marca tal, ou tal, daí para um momento de vida sexual, é um segundoE onde está o Cristianismo? Você sabe que às vezes nós oramos por uma situação e Deus não resolve? Não atende!? Porque não pode atender a vida de um pecador. Ainda que ele esteja na Igreja, parecendo salvo. Você sabe quantos horrores nestes trinta anos já fiquei sabendo: mocinha tendo relações sexuais, depois foi embora, e o rapaz conta para outros, e depois conta… ISSO NÃO É CRISTIANISMO. Isso não é Cristianismo. Isso é boçalidade! O rapaz que se aproveita da fragilidade de uma moça, e depois, aqui nos cantos da Igreja, fica contando: ‘Ela era boazuda…’ isso é bestialidadeIsso é do demônio, porque a pessoa não vive a Bíblia. Se quer provar se a sua namorada lhe ama, é respeitando o corpo dela e a virgindade dela para o dia do casamento. ISTO É A MAIOR PROVA QUE EXISTE. Amém?
Diz a Palavra em Jó 23:12 “Do mandamento de seus lábios nunca me apartei, escondi no meu íntimo as palavras da sua boca.” Eu escondi no meu íntimo, para quê? Para praticar, para observar.
A Palavra diz em Mateus 4:4 “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” JESUS TINHA A PALAVRA DE DEUS PARA SE DEFENDER NA HORA DO ATAQUE, NA HORA DA PROVAÇÃO, NA HORA DA TENTAÇÃO.
Olha o que diz o Salmos 119:9 “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” Viu? Jovem, praticando a Palavra. Onde está a pureza da juventude? Em quem não aplica e pratica a palavra, não tem namoro puro? ‘Mas Apóstolo, vamos esquecer isto; vamos para a outra parte da mensagem. O senhor está complicando a minha vida. O senhor está me impedindo de …’ Eu não estou impedindo nada. EU ESTOU DIZENDO O QUE A BÍBLIA DIZ. PEDIRAM-ME QUE CUIDASSE DOS JOVENS, E ESTOU AQUI CUIDANDO DOS JOVENS. ‘Como o jovem guarda puro o seu caminho?’ OBSERVANDO A PALAVRA.
Diz a Palavra em 2 Crônicas 31:20 “Assim fez Ezequias em todo o Judá; fez o que era bom, reto e verdadeiro perante o SENHOR, seu Deus. (21) Em toda a obra que começou no serviço da Casa de Deus, na lei e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, de todo o coração o fez e prosperou.” Ezequias praticou a Bíblia, e a Palavra diz que ele prosperou. Se não fizer assim, não prospera. Em toda obra que começou no serviço da Casa de Deus, na lei e nos mandamentos, ele buscou a Deus de todo coração, e ele prosperou. Nós estamos aqui ensinando como se aplica a Palavra, como se pratica a Palavra. Não é só eu saber, eu tenho que praticar.
Ou você pensa que o Pastor não é a pessoa mais tentada da Igreja?O Pastor é a pessoa mais tentada da Igreja. O sonho do diabo era ver-me caído. Você sabe quantas pessoas já entraram no meu gabinete para me tentar? Pessoa tirando batom na hora, pessoa sem calcinha, pessoas atrevidas que o demônio lhes diz: ‘Peça-lhe um gabinete pastoral de um assunto muito difícil’. E a pessoa chega lá para tentar o Pastor da Igreja. Ora, se a pessoa não tem valores morais sólidos, se não tem caráter, ela cai. E depois não adianta nada dizer que foi o demônio que jogou uma casca de banana. As pessoas às vezes erram, porque não praticam a Bíblia Sagrada. TEM QUE PRATICAR A BÍBLIA SAGRADA.
Diz assim João 4:23 “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” Os que adoram em Espírito e em Verdade. Quem é o adorador em Verdade? O QUE PRATICA A PALAVRA.
Vamos ver em Salmos 25:4 “Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas.” Senhor, eu quero andar, caminhar e praticar a Tua Palavra. Não adianta a pessoa estar na Igreja, e depois dizer: ‘Ah! Vamos fazer o casamento rápido porque ela está grávida.’ AMADO, ISSO É UMA OFENSA AO ESPÍRITO SANTO. Infelizmente já se fizeram muitos casamentos aqui na Igreja, para “tapar o sol com a peneira”, para a consciência da família… Mas a consciência está em se praticar a Bíblia Sagrada. ‘Pastor, é difícil.’ É. A Bíblia diz: ‘Você erra se não conhece as Escrituras; não as pratica nem as observa.’ Nós temos este Chamado, amado, a praticar a Bíblia Sagrada.
Diz a Palavra em Provérbios 4:26 “Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.” Olha onde coloca os seus pés, amado. Pondera a vereda. Uma vez que botou o pé, acabou! Cuidado para que os seus caminhos sejam retos. A Bíblia não fala em namoro. A Bíblia fala em noivado. Namoro, eu creio, é uma chance que Deus dá para as pessoas se conhecerem, para depois chegarem ao noivado e rapidamente começar a pensar em questões de casamento. Mas, olha onde você põe o pé! Olhe onde você anda com os caminhos, porque ninguém viu, mas Deus viu. Olha, nós somos Cristãos, Evangélicos. Se não formos o diferencial, o que seremos nós? Vejamos a Palavra em Provérbios 3:6 “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Se eu tenho o observar da Palavra, Deus vai endireitar as minhas veredas: ‘Olha, Miguel Ângelo, não vai por aqui, vai por lá. Pode ir aqui em frente.’ As pessoas às vezes cometem delitos e depois dizem: ‘Ah, eu fui usada pelo rapaz.’ Não foi usada. Ela quis. Ninguém é usado por ninguém. A pessoa quer, e ao praticar o erro, a pessoa diz: ‘Eu não sabia e fui usada.’ Não foi. Hoje, no século XXI, com televisão, Internet, com essas mentiras todas, não há ninguém que diga: ‘Eu não sabia como era e fui usada.’ Não, não. SE VOCÊ ESTÁ DEBAIXO DE UMA SITUAÇÃO DIFÍCIL, PEÇA A DEUS, E A BÍBLIA DIZ QUE ELE ENDIREITA AS VEREDAS DA PESSOA. Isto é para adultos, jovens, é para todo mundo.
Ter a Vida comprometida com Deus é viver a Sua Palavra. Veja o que diz 2 Pedro 1:3 “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,” Então, quando eu conheço Jesus, a minha Vida é uma Vida de glória, e de virtudes. ‘Pastor, o senhor contou que veio aqui um grupo de advogados oferecer dinheiro de lavagem, e o senhor não quis, mas outros quiseram.’ É A GLÓRIA E A VIRTUDE. É uma opção que você faz. Ou entro pelo o que os outros entram, OU EU TENHO O MEU TEMOR A DEUS E VIVO CONFORME O QUE DEUS QUER. Versículo (4) “pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,”
O que há no mundo? CORRUPÇÕES E PAIXÕES.
E como eu me livro disso? APLICANDO A BÍBLIA SAGRADA NA MINHA VIDA.
Alguns anos atrás, nós tínhamos aqui no coral, um rapaz de olhos azuis, bonito, branquinho, e ele tinha o andar meio estranho. Eu pensei que era uma deficiência em algum osso, alguma coisa; passado algum tempo esse rapaz começou a emagrecer. Emagreceu, emagreceu, ficou verde, rosa, cinza, roxo… e ele chegou aqui e disse: ‘Eu vou morrer; eu tenho AIDS. Eu tenho uma tendência homossexual e caí numa casca de banana. Eu andava pela rua, e não me apercebi que tinha uma coisa amarela, eu pisei e era uma casca de banana, e quando acordei, já tinha pecado.’ Contraiu AIDS. Ele veio aqui chorar, nós repreendemos, anulamos, destruímos aquele ataque, obriguei a ele a dizer: ‘Nunca mais eu vou perverter do caminho’, e ele disse: ‘Nunca mais, Apóstolo.’ O rapaz fez o exame e passado um mês estava curado. Voltou para o coral. Cantou, cantou, cantou… e passado um ano, eu notei que ele entrou aqui com uma cor estranha. Cinza com verde, uma cor horrível. Eu o chamei e perguntei: irmão, você está doente? Respondeu ele: ‘O irmão não imagina. Eu estava na cidade, olhando para o chão, e de repente eu vi amarelinha: um, dois três, quatro… e quando acordei já tinha cometido outra amarelinha… Estou com AIDS outra vez.’ Eu disse: eu não vou orar. Eu não vou orar porque você está lutando contra Deus. Amado, jovem, as paixões que há no mundo são todas corruptíveis, corruptoras e destruidoras. Não há nada no mundo de bom. Quem lhe fala é um avô, um pai, um esposo, é uma pessoa com experiência grande de vida. Nada neste mundo é bom para sua vida.
Veja o que diz o Versículo (5) “por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; (6) com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; (7) com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.” Comece a aplicar a Bíblia. Você viu quantos detalhes nós fomos chamados a aplicar na Vida? Depois ele diz: (8) “Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando,(é uma coisa que cresce) fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. (9) Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora.”
Dois daqueles moços que foram presos pela morte do menino que ficou pendurado no cinto de segurança do carro, que destruiu os sentimentos da Sociedade, andaram aqui na Escola Dominical. Um deles, pegava um garfo e tentava furar os olhos das crianças. Um dia eu chamei o pai deles e disse: Esses dois meninos vão dar problemas. Ele disse: ‘Eu sou o pai, eu é que mando.’ Respondi: irmão, perdão. Você é que manda? OK… Estão aí. A Sociedade toda está esbravejando. Andaram aqui. E o pai tinha posturas iguais ao dos filhos. Eu dizia: Cuidado, você vai ter problemas… A Sociedade, o mundo vai se encarregar de fazer a justiça na sua vida. ‘Porque eu vou fazer… vou à Delegacia! Porque eu mato, eu esfolo! Eu tenho uma arma aqui!’ Amado, quantas armas você tiver, contra mim não vale encantamento. Mas uma delas vai se virar contra vocês. Está aí. Agora não adianta vir ao jornal e dizer: ‘Nós temos Princípios Evangélicos.’ Não, não! Não têm. Não têmPrincípios Evangélicos é isto aqui. Todo mundo tementes a Deus, porque o mundo não presta, amado.
Não presta, e não adianta dizer assim: ‘Eu vou experimentar o amargo para…’ Não! EXPERIMENTE A PALAVRA, A FELICIDADE E O BEM-ESTAR QUE DÁ A PALAVRA DE DEUS, E A VIDA ESPIRITUAL – SÃO INCONTESTES, AMADO. (10) “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” Claro, quem pratica a Bíblia não tropeça! Não tropeça. Pode vir o maior apelo que vier, não tropeça. Depois no Versículo (11) “Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” Quem vive a Bíblia Sagrada não tropeça. Nós estamos aqui preocupados, gerando nos jovens…
Uma irmã me mandou um Email dizendo: ‘Apóstolo, é isso mesmo, o senhor tem que cuidar da juventude…’ E é isso mesmo, Pastor Regis (Coordenador da Juventude). A mim não importa se tem vinte, dez, cinco ou um milhão. Eu quero contribuir com a minha Vida, para que daqui a alguns anos grande parte dos jovens esteja aqui e digam o que muitos adultos hoje dizem da Igreja: ‘Bendito o dia que eu segui os ensinamentos do Apóstolo.’ É isto que eu quero! Então, quando eu conheço a Bíblia, eu me torno consistente. Eu me torno consistente no viver da Palavra. Eu conheço e amo a Bíblia. Ela tem Vida – A BÍBLIA É DEUS! A Bíblia, na realidade, é o Espírito da Vida de Deus. A Bíblia tem 66 Livros, foi escrita por 40 Autores, escrita num período de 16 séculos, e você vai ver a UNIDADE PERFEITA DA BÍBLIA. 8.000 vezes a Bíblia fala: “A PALAVRA DO SENHOR”. 1.845 vezes sita a “SEGUNDA VOLTA DE CRISTO”. O Autor da Bíblia é DEUS. O seu Interprete o SEU ESPÍRITO SANTO. O Assunto Central da Bíblia é CRISTO. São 66 Livros Verdadeiros; são 1.199 Capítulos; 31.278 Versículos; milhões de Letras impressas. Se você tiver o cuidado de ao chegar à casa contar letra por letra, são três milhões. Portanto, aplicar estas Letras na minha Vida é um Segredo, é o Segredo que faz o homem prosperar, amado. Faz um aluno ser o melhor aluno. Faz um pai ser o melhor pai. Faz um empresário, de repente começar a prosperar, porque ele praticou a Bíblia quanto ao seu Dízimo. Ele aprendeu com a Bíblia a perdoar. Ele aprendeu com a Bíblia a amar. No outro dia estávamos ouvindo o Testemunho de uma senhora que disse: ‘Apóstolo, eu cheguei aqui e não sabia amar o meu marido, eu não sabia como era; eu aprendi com o senhor a ter cuidado com o marido, a ter cuidado com os filhos…’ Os maridos estão aprendendo como se cuida da educação dos filhos. E aqui, amado, casamento não é só apertar o gasganete, o pescoço. Casamento tem muito mais do que isso. É preciso viver a Bíblia dentro da família. É tão bom quando um pai dá o seu Testemunho; senta com seus filhos à volta da mesa e, ao invés de começar a dizer: ‘O Fluminense! O Vasco!’ diz: ‘Pai amado e bendito, Graças Te dou por este alimento; vem de Ti, pois Tu és quem nos dá o Salário; somos dizimistas, somos fiéis, assumimos a nossa identidade Cristã’. E o povo de Deus diga: ‘Amém!’. E o povo de Deus diga ‘Amém!’ à mesa. Entram no carro e todos digam: ‘Os anjos de Deus nos guardem!’ E o bebê diz ‘Amém!’ E a esposa diz: ‘Amém!’ E a sogra diz: ‘Amém!’ Então, VIVER A BÍBLIA É UMA QUESTÃO DE DISCIPLINA.
Diz a Palavra em 2 Pedro 1:19 “Temos, assim, tanto, você faz o mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,” Quando a Palavra é praticada, é como uma candeia que vai brilhando, e o lugar tenebroso da sua vida sai, e a estrela da alva nasce no seu coração. É tão lindo quando eu ouço às vezes… Um garotinho veio aqui à frente, com cinco ou seis anos, e disse assim: ‘Eu sou da Escola Dominical, e estou trazendo a minha avó.’ E a avó de mãozinha dada com o neto… O neto arrastando a avó aqui para dentro. Isto é lindo! Então você faz bem em atender a Palavra, porque as trevas saem.
Veja a Palavra em 1 João 3:9 “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” Se eu pratico a Palavra, a Bíblia, é porque a semente está dentro de mim. Se a semente está dentro de mim, eu sou filho de Deus. O pecado não tem domínio. Depois ele diz: Versículo (10) “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.” Ora, se você não ama o seu irmão, não procede de Deus. Quem é que ama os seus irmãos? Todos digam: ‘Amém!’ ‘AMÉM!’Você procede de Deus. Honestamente, no duro, quem não ama seu irmão, diga Amém. Chegaram os irmãos a tremer aqui na frente: ‘Vamos pegar o lobo no nosso meio.’ Não pegaram ninguém.
Veja o que diz a Palavra em 1 João 3:15 “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino;…” Barbaridade, Chê! Quem aqui odeia seu irmão? … Não temos um só assassino na Igreja entre nós. Graças a Deus! Depois… “… ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.” Ah! Quem é assassino não tem a vida eterna. Às vezes você ouve dizer: ‘Fulano jogou fogo, queimou, matou, roubou… vamos orar, para ver se salva.’ Amado, assassino é do diabo, não tem a vida eterna. A pessoa de Deus não faz o que o diabólico faz, amado. Não pode fazer. Adiante: Versículo (16) “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” Viu? OUTRO ASPECTO DA PRÁTICA DA PALAVRA: DAR A VIDA PELOS IRMÃOS. Um irmão se operou e está precisando de sangue. Vinte aparecem e dizem: ‘Pode tirar.’ O irmão tem necessidades: todo mundo se ajunta e vai suprir. O irmão foi ofendido e está triste: vai todo mundo para dar cobertura. ISTO É PRATICAR A BÍBLIA. Versículo (17) “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” Por que nós temos aqui Casas para Idosos? Grande parte dos nossos idosos estão abandonados pelas famílias. Como é que eu posso dizer que eu sou Cristão, se eu vir um irmão padecer necessidades e fechar o coração? OLHA A PRÁTICA DA CARIDADE, DO AMOR, DA AJUDA, DA FRATERNIDADE – ESTÁ AÍ. Isto é viver a Bíblia. Adiante: Versículo (18) “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.” Olha outro ensinamento: Eu não posso amar de língua. Eu tenho que amar de fato e de verdade. E QUEM AMA, AMADO, TEM QUE PERDOAR. QUEM AMA TEM QUE RELEVAR OS ERROS DOS OUTROS. QUEM AMA ENTENDE QUEM É MAIS FRACO. Isto é praticar a Bíblia. Adiante: Versículo (19) “E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizaremos o nosso coração;” Veja o Versículo (22) “e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.” Quando é que eu recebo de Deus? QUANDO EU PRATICO OS ENSINAMENTOS DA BÍBLIA.Quando pratico a Verdade de Deus, eu tenho o direito de receber de Deus. Nós agora estamos tocando numa tecla aqui na Igreja: Meu amado. Se a pessoa não recebe é porque não está guardando os Mandamentos. Você quer ver um aspecto que o Apóstolo está – é ouvido de Deus isto aqui –TODOS OS CASAIS QUE CONVIVEM MARITALMENTE NA IGREJA SÃO TRAZIDOS POR DEUS, TÊM QUE SE CASAR. Têm que se casar! Porque, se você apenas vive maritalmente e não se casa, não receberá de Deus porque não está guardando os Mandamentos. DEUS MANDOU QUE O CASAMENTO FOSSE REALIZADO NO SENHOR. É muito simples a pessoa não ter responsabilidade, não ter documento e conviver. ‘Ah, Apóstolo, nós estamos juntos há dez anos’. Não pode! A sua vida está tão travada, o céu é de bronze, e você não receberá a resposta de Deus enquanto não de casar. ‘Ah, não me interessa; então vou para outra denominação.’ O problema vai atrás… E lá complica, porque o demônio lá pega você, e diz: ‘Ainda bem que você veio de lá. Aqui vai “dançar”!’ Nós queremos todos os casais casados no Senhor. Amado, não importa a idade. Domingo passado eu fiz um noivado aqui da Pastora Aida. Vieram aqui ao Altar. Abençoei as alianças e vão se casar. É isso mesmo! Não pode haver na Igreja de Jesus, pessoas que não guardam os Mandamentos e querem a bênção de Deus. Não pode haver, aqui na Igreja de Jesus, pessoas que não guardam os Mandamentos e querem a bênção do Senhor. Sabe quantas coisas estão travadas no Reino, enquanto as pessoas não obedecem a Palavra do Senhor? Não podemos ser “tico-tico no fubá”! Porque é muito simples. Quem é “tito-tico no fubá” hoje está com uma, amanhã com outra. Tem que casar. Os Pastores estão de acordo, todos os Bispos, todo mundo. TEM QUE CASAR. Nem que seja na marra, mas tem que casar. E aqueles que estão noivando, mas não têm… Quando vocês vão casar? ‘Em a gosto de Deus…’ Não existe a gosto de Deus! Nós temos que fazer assim aqui na Igreja: Namorou dois, três meses, ficou noivo, tem que casar. Ou então, não namora e não fica noivo. Noivou e botou aliança para quê? Para poder sair com a garota, ir para o cinema e voltar às três horas da manhã? Está errado!É para poder ficar em casa, dormir na casa da sogra? Não senhor! TEM QUE CASAR! Poucos disseram Amém, mas esta é a regra da Igreja.
A Palavra diz em 2 João 1:7 “Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo. (8) Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão. (9) Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus;…” Viu? Quem não tem a Doutrina de Cristo, não tem Deus.
‘Pastor, mas os da lei?’ OS DA LEI, SEM SABEREM, SÃO SALVOS PELA GRAÇA. ELES TÊM A DOUTRINA DA GRAÇA. Estão apenas usando da lei e sem saberem estão vivendo debaixo da maldição. PELA GRAÇA É QUE TODOS SÃO SALVOS. “…o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. (10) Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. (11) Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más.”
Quer ver outra coisa aqui para praticar? Eu estou aqui numa Doutrina.Mas eu tenho um irmão de outra Igreja, que tem um testemunho errado, todo mundo sabe, mas ele é meu amigo. Faz parte da minha história… – é cúmplice de más obras. Você sabe que neste ano e meio que eu fiquei orando, e os Bispos de Grau Dois me ajudando a separar as pessoas, nós ordenamos Bispos em duas etapas. Agora vão ser chamados os de outro grupo, nesta segunda etapa. Muitas pessoas nós chamamos para questioná-las, e uma delas, que ia ser bispo da nossa Igreja, quando eu questionei a respeito da lealdade, caiu fora. ‘Não, minha vida privada é minha vida privada.’ NÃO PODE! Você não pode ter uma vida privada e uma Vida Espiritual. A SUA VIDA É VIDA. Quando você é questionado quanto à lealdade, se responder: ‘Eu gosto muito de ficar diante do trono, mas também debaixo do trono…’ Não, querido, VOCÊ TEM QUE ESTAR NA EXPRESSÃO DA GRAÇA E PONTO! VOCÊ NÃO PODE ANDAR DE IGREJA EM IGREJAIsso é pecado, isso é errado. Você está dizendo que não tem uma Família Espiritual. Há tempos eu encontrei um irmão e perguntei: Qual é a sua Igreja? E ele respondeu: ‘Eu sou de todas.’ Eu pensei: esse homem não é salvo. É como perguntar a meu filho: quem é seu pai? E ele responder: ‘Meu pai são todos da Igreja.’ É ruim!
Você tem um Pai Espiritual. Você tem uma Igreja. Você tem uma Doutrina. Você não pode ser cúmplice, nem lhe dar as boas vindas. ‘Eu tinha um irmão aqui na Igreja, mas ele errou, roubou, fez e aconteceu, mas ele é muito meu amigo. Eu vou continuar tendo relações de amizade com ele.’ Você é cúmplice das más obras. Existem alguns ditados brasileiro: ‘Quem com porco se mistura, farelo come.’ É verdade! ‘Diz com quem tu andas e te direi quem és.’ Só não vale para um aspecto. Só tem um caso na Bíblia que este ditado não é certo: Judas andava com Jesus, e Jesus não era igual a Judas. Então, é o único caso que não cola, mas é verdade. Veja, uma pessoa errada da Igreja, nunca erra sozinho. Toda vez que alguém não fica no Ministério, “a cauda do satanás nunca deixou de arrastar outros atrás – nunca”. Caem várias pessoas. Porque a tendência do diabo não é ferir um. É ferir várias famílias. É humilhar várias pessoas. Nós às vezes notamos. Fulano está andando com Fulano de Tal. Mais tarde ou mais cedo cria problemas na Igreja.

A Palavra diz em 3 João 1:11 “Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.” Não imites o que é mal. Um dia um Bispo de uma denominação me procurou. ‘Apóstolo, eu queria me unir ao seu Ministério para fazermos guerra…’ Eu não entendi: O quê? ‘Nós precisamos fazer uma guerra…’ Vai-te junto ao demônio, ao diabo, à pomba-gira dos infernos que são os teus pais e vai fazer guerra! Eu não vim para fazer guerra com ninguém. Você não pode! Não imite o que é mal. IMITE O QUE É BOM! Isto que é praticar a Bíblia.
Eu queria deixar uma Receita da Felicidade para todo mundo. Nós temos aqui muitas meninas que vão se casar, rapazes que vão se casar, famílias da Igreja que amam o apostolado, sabem do cuidado que nós temos com a Obra do Senhor, e eu queria lhe dar uma RECEITA DA FELICIDADE. Ela não está na ceratonina do chocolate. Tem gente que diz: ‘Se eu comer um quilo de chocolate eu fico feliz.’ Faça uma anotação na sua Bíblia hoje. EU ESTOU RECEBENDO DO MEU APÓSTOLO, EM CIMA DA BÍBLIA, A RECEITA DA MINHA FELICIDADE:
1 Pedro 3:8 “Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, (Deus quer que sejamos amigos) misericordiosos, humildes, (9) não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.” Agora vem a Palavra. (10) “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes…” Aqui está a Receita da Felicidade. Quer amar a vida e ver dias felizes? ‘Quero Apóstolo.’ Quer viver os dias mais felizes sobre esta Terra? Quero sim, Apóstolo!!! Primeiro: “… refreie a língua do mal…” Se alguém o leva a falar mal, dá uma mordida, põe a língua, “ham”, e morde; você vai sentir uma dor terrível – refreia a língua do mal. Isto é uma Receita da Felicidade. Segundo: “… e evite que os seus lábios falem dolosamente;” Você sabe o que significa dolo? Você sabe quais as conseqüências, mas assume os riscos e quer praticar. Então, sua língua não pode ser dolosa. Você não pode deixar de refrear a língua. Eu também, às vezes, tenho vontade de falar mal. Às vezes eu sei de um negócio que tenho vontade de espinafrar a pessoa; mas a Bíblia me ensinou a ser feliz. Refreie a língua do mal! Evite que seus lábios falem dolosamente! – Você não sabe? Não se meta, não pratique o mal, não se envolva! Deixo a pessoa morrer sozinha? Deixa a pessoa morrer! Não aceite que satanás lhe piseVOCÊ ESTÁ NO MELHOR DA SUA VIDA.
Depois ele diz: (11) “aparte-se do mal,…” (tem ali algum negócio mal? Não estou. Estou fora, meu irmão. Eu quero ir viver a Vida Eterna. Aqui na Igreja não temos grupinhos. Aqui na Igreja tem Departamentos. Grupinho é como grupo de terrorismo, no Paquistão, na Alcaida, isso são Grupos de Terrorismo. Nós somos Departamentos da Igreja. Aparte-se do mal, “… pratique o que é bom,…” Diga: ‘Glórias a Deus!’ Aparta-se do mal! ‘Ah, porque ali tem uma irmã que está falando um negócio.’ Estou fora! Eu não me envolvo. Por isso sou um inimigo tranqüilo. Não me envolvo com nada. Falou mal? Não estou. Quer guerra? Vai fazer sozinho. PORQUE EU SEI DAS CONSEQÜÊNCIAS DIANTE DE DEUS. EU QUERO VIVER A VIDA ETERNA. Depois continua a Palavra: “… busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.” Em síntese sete ou oito coisinhas, que ajudam tanto no bem estar das pessoas…
Vamos voltar ao Versículo 10, só para lembrar: ‘quem quer amar a vida e ver dias felizes’- amar a vida, todos queremos; ver dias felizes, é tudo a nossa música, então: ‘refreie a sua língua do mal.’ ‘Eu ouvi.’ Amado, eu não. ‘Porque disseram…’ comigo não. ‘Evite que os lábios falem dolosamente.’ Porque, quando se estuda Direito Penal, existe um crime e o Juiz fica doido para dar uma “penada”, que é o crime doloso. Há crimes que não são dolosos. Se você pratica um crime em que não havia dolo: está dirigindo, um cara corre na frente e você o atropela; um crime aconteceu, mas você não foi doloso. Agora, se eu pego uma arma, e sei que se eu disparar vou matar uma pessoa, posso apanhar vinte e cinco anos de prisão; se eu assumo e corro o risco, estou sendo doloso. Se eu sei que na casa de um irmão vai haver uma festa, porque a irmã faz um bolo de laranja maravilhoso… (bola de laranja é um código que significa: “vai haver fofocas”) Se eu fui convidado e vou, eu estou sendo doloso, porque estou assumindo o risco – eu sei quais são as conseqüências, mas eu vou. E a conseqüência de um crime doloso, amado, toma o triplo de condenação de um crime que não seja doloso. Olha, ‘Aparta-te do mal. Pratica o que é bom. Busque a paz. E empenhe-se por alcançá-la’.
Esta Sexta Aula, a Segunda do Nível Segundo, lhe mostrou, num panorama bem tranqüilo, como se pratica a Bíblia; é bem sucedido, e fecham-se as portas a satanás. Que você viva a Bíblia Sagrada. Vai colher louros, se viver a Bíblia Sagrada. Vai ser bem sucedido, vai guardar a Palavra no íntimo do seu coração e a sua Vida vai ser sempre uma Vida de subida.
É ISTO QUE DEUS QUER! ESTA É UMA ATITUDE DE FÉ! ESTA É UMA POSTURA QUE DEUS QUER PARA CADA UM DE NÓS.
Não erre para depois dizer: ‘Eu errei, mas não queria dizer bem isso.’ NÃO PODE. Eu vou guardar a reserva de nomes, mas domingo passado nós tivemos uma experiência maravilhosa aqui na Igreja. Terminado o Culto, recebemos um casal de uma outra denominação, e quando estávamos terminando a reunião, o chefe da família disse no meu gabinete uma coisa assim do “arco da velha”. E eu respondi-lhe à altura de um dirigente evangélico: o senhor, não faça esse tipo de comentário aqui; o senhor faça na sua Igreja, mas na minha Igreja não precisa. E ele ficou muito triste. Passou-se um dia, e um amado que eu amo muito me liga: ‘Apóstolo, é que aquele irmão não queria dizer aquilo que disse. Ele queria dizer: isto, isto, isto e aquilo.’ Só que na hora, não disse exatamente o que queria. Ele disse um negócio mal. Quando você não se refreia não se guarda, não busca a paz, não se empenha, e não se aparta do mal, e não deixa de falar dolosamente… quais são as conseqüências? AS PIORES POSSÍVEIS. Mas, quando você pratica a Bíblia, Amado, eu vou lhe dizer:UM HOMEM QUE PRATICA A BÍBLIA, É UM HEROI! A MULHER QUE PRATICA A BÍBLIA É UMA HEROINA. VIVA DESTA FORMA PORQUE DEUS TEM O MELHOR PARA VOCÊ.

SEMINÁRIO 2007 – APÓSTOLO MIGUEL ÂNGELO DA SILVA FERREIRA
NÍVEL SEGUNDO – SEXTA AULA.
10-02-2007 – COMO EU APLICO, USO E VIVO A PALAVRA DE DEUS NA MINHA VIDA?
As quatro Aulas deste Nível Segundo são específicas de Maturidade e Crescimento Espiritual.
Abra a sua Bíblia em Mateus 22:29 “Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” Você erra por não conhecer as Escrituras de Deus, porque elas fazem com que a pessoa tenha uma vida correta. Vamos ouvir Deus falar a respeito disto. Oremos a Deus.
“Senhor Jesus, a Honra e a Glória Te pertencem. O império, a Força e a Majestade são Tuas. Neste momento, ó Deus, em que a Igreja está aqui, uma parte do nosso Ministério, desejosa de crescer, de conhecer a fundo o que é a Vida Evangélica, fala-nos ó Pai, revela-Te a cada um, e que esta Palavra, cheia de Vida possa produzir Vida na Vida de todos, em, Nome de Jesus.” E o povo do Senhor diga: “Amém!”
Veja o que disse Jesus: ‘Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.’ Então, nós vamos hoje estudar um fato muito importante: COMO EU APLICO A PALAVRA DE DEUS NA MINHA VIDA? COMO EU USO A PALAVRA DE DEUS? COMO EU VIVO A PALAVRA DE DEUS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário