sábado, 18 de fevereiro de 2012

JESUS É MAIOR DO QUE A RELIGIÃO

Polêmica: Por que eu odeio a religião, mas amo Jesus

Jefferson Bethke, membro da igreja  Mars Hill Church em St. Auburn, Washington, diz que tem no coração “o desejo de levar o Evangelho de Jesus Cristo para mudar vidas” e publicou no YouTube um vídeo intitulado “Why I Hate Religion, But Love Jesus” [Por que eu odeio a religião, mas amo Jesus]. O vídeo do jovem evangelista se tornou assunto em diversos sites cristãos e ateus. 



Polêmica:
Vários cristãos levantaram questionamentos sobre a motivação de Bethke ao fazer o vídeo e os críticos alegam que ele usa de falsos argumentos, pois diz não gostar de religião, mas defende o cristianismo (que é uma religião) e de tentar desacreditar a igreja, criticando-a.

Diante das críticas Bethke afirmou que seu objetivo com o vídeo foi de expor a hipocrisia e legalismo de muitas igrejas, e fez um desabafo em seu perfil no Facebook: “Se você estiver usando o meu vídeo para detonar com a ‘igreja’, tenha cuidado. Eu nunca tive a intenção de fazer isso”.
O blogueiro Bernardo Cho postou um artigo que critica o vídeo e o movimento que ele rotula de “anti-religião”. Para ele, há erros na terminologia usada para definir os ideais propagados pelo vídeo: “Para começar, esses movimentos anti-religião usam péssima terminologia. Religião, nas palavras de Tony Jones (ecoando Friedrich Schleiermacher) por exemplo, é a expressão da experiência humana com o transcendente; não é algo necessariamente bom, nem ruim, é simplesmente inevitável. Só que, para a turma do Jesus não-religioso, “religião” é um termo que encapsula todas as suas experiências negativas em relação a fé. Em outras palavras, os não-religiosos chamam de religião tudo aquilo que os marcou negativamente ao longo da vida, incluindo aquilo que não correspondeu ao apetite de seu consumismo religioso”.

Assista o vídeo legendado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário