sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Nossa Eternidade




Lembro-me quando ao dar início a meus estudos bíblicos, eu pensava: Se um dia houver um destino final para os santos, este destino tem que estar nos últimos capítulos da Bíblia. Minha resposta prévia e expectativa era encontrar o que lá? O céu, naturalmente, afinal, os cânticos, os pastores, minha mãe, todos falavam que um dia os justos morariam naquele lugar.

Para minha surpresa o que encontrei lá foi o seguinte texto:
Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. (Apocalipse 21:1-3)

O que me surpreendeu em uma leitura simples do texto, foi que a história bíblica não encerrava com pessoas indo ao céu, mas ao contrário, alguma coisa do céu vinha de encontro a uma terra renovada. Depois as descrições dos últimos capítulos mostram uma terra maravilhosa, com povos e nações subindo a Nova Jerusalém para levar suas riquezas e honras.


Assim, descobri que a Bíblia não é um livro que convida os homens a escaparem do mundo, a salvação envolve uma restauração da própria criação. O mundo criado por Deus é muito bom, conforme encontramos em Gênesis, e mais, assim como Deus inaugura um novo homem pela ressurreição de Cristo, ele inaugura também uma terra nova.

Outra coisa é que temos que ter cuidado com o termo "novo" na Bíblia, esta expressão não tem o sentido moderno de "algo que substitui o velho", o termo tem raízes no hebraico, a expressão chadásh [???]. Chadásh tem ligações semânticas com o termo hebraico para lua - chôdesh - que é um astro cuja aparição se renova de um ciclo ao outro, daí as celebrações da lua nova [rosh chodêsh] no calendário judaico, como uma celebração da renovação dos meses neste calendário lunar.

A expressão "novo céu e nova terra" não é a inauguração de um novo planeta, mas a renovação da criação de Deus inaugurada no Gênesis, que depois de processos de fusão e purificação, será reapresentada renovada, restaurada e recondicionada para os santos. Paulo em sua carta ao Romanos assevera este ponto quando diz:

A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. (Rm 8:19-23).



NOVO ÉDEN
Em gênesis, observamos que Deus criou Adão e Eva, sadios e felizes para viverem eternamente no planeta Terra, no Jardim do Éden que com certeza, era um paraíso onde os seres humanos iriam procriar bilhões de seres humanos, pois, Deus já havia autorizado Adão e Eva a conviverem sexualmente, a fim de encher e povoar a terra. 

O primeiro casal gozava de todo o conforto, nada lhes faltando, pois, o criador havia providenciado nos mínimos detalhes, todo o necessário para que vivessem felizes eternamente. 

A queda do primeiro homem originou-se da tentação de satanás, iludindo Eva a desobedecer a Deus, pois assim, seriam iguais ao criador, conhecendo o bem e o mal. Realmente o diabo, segundo o relato, conseguiu obstruir o plano do criador, convencendo Eva que se comesse do fruto da árvore do bem e do mal, com certeza não morreria, mas seriam iguais a Deus. 


"Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher" (1 Coríntios 11:11). Acreditamos que este ensinamento não se aplica apenas nesta vida, mas também depois da morte. Já que o homem só é completo com a mulher ao seu lado, e a mulher só é completa com seu marido, o casamento é essencial para a progressão espiritual após a ressurreição. 

Uma análise cuidadosa do grego confirma que as frases "casar" e "dar em casamento" se referem ao ato de se casar, e não ao estado de “estar já casado”. "Casar" nestes versículos é "gameo" em grego, que significa "casar-se". "Dar em casamento" é "ekgamisko", que significa "dar uma filha para casar-se". Se Mateus quisesse referir-se ao estado de "estar já casado", ele provavelmente teria utilizado o grego "gamésas" ("estar casado"), como em 1 Coríntios 7:33.

Com o novo governo celestial, Jesus implantará o novo Éden na terra, similar ao primeiro Éden descrito em gênesis. Todos que aceitarem Jesus como único mediador e salvador por certo irão morar na terra eternamente. 


A ETERNIDADE
O que Deus tem preparado para nós só pode ser algo que ainda não pode ser descrito ou decifrado humanamente em palavras, como o próprio apóstolo Paulo nos disse em 1 Coríntios 2:9:

"Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem, são [todas] as [coisas] que Deus preparou (fez e as deixou prontas) para os que o amam [que são aqueles que O mantêm em profunda reverência em amor, obedecendo-O prontamente e, com ações de graça, reconhecendo os benefícios que Ele os deu por honra]."

Se é que teríamos condições de descrever tudo isso, diríamos que se trata de uma felicidade eterna. Alguns autores definem a Eternidade como um momento infindável de felicidade. Mas não é somente um momento, mas sim um local físico de infindável felicidade. Haverá, então, uma dissolução dos céus e terra atuais no final do Milênio, conforme apontam as escrituras em:


Vejamos na Bíblia: ISAÍAS 45:18 - Assim diz o Senhor, que criou os céus, e Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada. 

SALMOS 37:9 - Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a terra. 
SALMOS 37:11 - Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância da paz. 
SALMOS 37:29 - Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre. 
APOCALIPSE 21:2 - Vi também a cidade santa à nova Jerusalém que descia do céu da parte de Deus. 
APOCALIPSE 21:3 - Então ouvi grande voz dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus e Deus mesmo estará com eles. 
APOCALIPSE 21:22 - Nela não vi santuário, porque o seu Santuário é o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro. (Jesus). A cidade não precisa nem do sol nem da lua, para lhe darem claridade, pois a gloria de Deus a iluminou, e o cordeiro é a sua lâmpada. As Nações andarão mediante a sua luz. 
APOCALIPSE 22:3 - Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos os servirão. Contemplarão a sua face, e na sua fronte estará o nome dele. APOCALIPSE 22:5 - Então, já não haverá noite, nem precisarão eles da luz de candeia, nem da luz do sol, por que o Senhor Deus, brilhará sobre eles. E reinarão pelos séculos dos séculos. 


Não há nos textos bíblicos nenhuma referencia direta indicando que nós habitaremos nos céus, mas há várias referencias bíblicas indicando que a vida eterna será em uma nova Terra transformada por Deus, onde Ele mesmo virá habitar conosco e será o nosso Sol.

Não há dúvidas de que a Bíblia prova que iremos morar na terra, eternamente, sendo governados PELO PAI E PELO FILHO JESUS, pessoalmente. Como será o novo Éden...? Como no princípio, será realmente um paraíso. 

E no novo Éden novamente Ele falará - Crescei e multiplicai-vos, enchei e povoai a terra. O sexo no casamento não é imoral e sim um dom de Deus. Esse é premio profético que o Senhor nos dar A VIDA ETERNA na TERRA, porque ela foi feita para este fim.Você quer fazer parte do Éden? Aceite Jesus como o único mediador e salvador.



"Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens." Salmo 115.-16


Que Deus abençoe a todos vocês ricamente em Cristo Jesus!
 MARANATA! VEM SENHOR JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário