Se você tem o hábito de ler, parabéns! Todos sabem que isso é ótimo, mas uma grande maioria comete um deslize no momento da leitura: elas não se entregam ao conteúdo. É obvio que não se deve aceitar a tudo que se lê, mas devemos ler com o coração, extrair e analisar se a mesma trará resultados ao propósito pela qual você adquiriu o livro. Deixe-me exemplificar.
Se numa banca uma pessoa compra um livro de receitas sem o propósito de realizar pelo menos uma delas é bem provável que esse livro fique parado, servindo de enfeite dentro de casa. É necessário que o leitor tenha um propósito.
Apresento de forma simples pelo menos quatro tipos de leitores. Seja sincero com você. Em qual se encaixa ? Reflita e tome uma decisão acertada .
Os que lêem porque gostam
Esses compram livros e literaturas diversos aprendendo e exercitando. Na primeira oportunidade que têm, já estão lendo alguma coisa, se sentem bem no exercício da literatura.
Vale a pena citar que o fato de lê muito desenvolve o vocabulário entre outros bens, mas cuidado, pois muitos não conseguem explorar a fundo o conteúdo apresentado quando lê apenas porque gosta.
Os que lêem por necessidade
Esses não são muito fã da leitura, por não terem paciência,ou falta de tempo entre outros pontos, mas por reconhecerem a necessidade de adquirir conhecimento, em muitos casos por ser um líder, um professor e ou exercer uma posição que o leve a estar a frente de um cargo, então aproveitam ao máximo e valorizam o conteúdo da leitura. Por vezes lêem menos mas valorizando cada palavra, cada frase, cada página.
É proveitoso citar que no caso de um professor por exemplo, deve-se ter o cuidado de não exercitar a leitura somente para ensinar, principalmente quando se trata da Bíblia. A leitura deve ser em primeira mão para aplicação a minha vida e sucessivamente aplicar aos outros.
Não gostam, mas lêem por obrigação
Esses devem ter o cuidado, pois quando fazemos algo por obrigação,o objetivamos ser rápido e no caso da leitura, existe a necessidade de uma análise e reflexão. Os que assim procedem, não refletindo, não realizam uma leitura saudável, não conseguindo extrair a essência do conteúdo, surtindo assim pouco efeito na vida do leitor.
Os que lêem por necessidade e gostam
Para esses a leitura é algo prazeroso, e a capacidade de desenvolvimento dessas pessoas é impressionante, por vezes encontramos uma delas e de tudo que falamos elas têm algo aplausível a comentar.
Quando se junta o útil ao agradável é inevitável a satisfação.
Então,em qual você se encaixa? No fundo sempre temos a que nos aperfeiçoar. De qualquer forma parabéns a você que de um jeito ou de outro ainda assim pratica a leitura.
Deus nos abençoe hoje e sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário